INTRODUÇÃO
Prezados irmãos gostaríamos de repassar para vocês o material que foi ministrado no Seminário da de Formação de professores da Escola Bíblíca. Nosso intuito através desse material é vos apresentar, de maneira genérica, um breve conceito do que é teologia cristã, bem como citar alguns motivos que nos favorece ao estudá-la; e por fim, apontar qual deve ser a nossa principal motivação ao ingressar no estudo teológico. Esperando vos ser útil e contribuir paro o vosso crescimento na graça e no conhecimento do nosso Salvador Jesus é que daremos início na reflexão a seguir.
I. O que NãO é objetivo teologia cristã?
Antes de adentrarmos ao conceito do termo teologia, queremos vos apontar, sinteticamente, o que não é objetivo do estudo teológico:
- Voltar-se, apenas, para uma seleta classe de “intelectuais acadêmicos”-
O estudo das Escrituras Sagradas deve ser adotado desde o nascimento do novo crente. Vale salientar que algumas etapas devem ser seguidas para que o cristão cresça saudavelmente. É de suma importância, que o crente nascido de novo, antes de passar ao estudo teológico se fortaleça com o que a Bíblia chama de “leite racional” (1Pe 2:2). Em outras palavras, é necessário que o cristão, antes de estudar teologia, já tenha o conhecimento das bases da sua fé e esteja nelas firmado. Nossa igreja, por exemplo, disponibiliza o curso de discipulado que contém 13 lições com os principais fundamentos da fé cristã, voltado para aqueles que estão dando os seus primeiros passos na vida com Deus.
Após superada esta etapa, o cristão convicto de sua fé pode ingressar ao estudo teológico, visto que se destina a todo salvo na pessoa de JESUS.
- Monopolizar o conhecimento teológico em “centros acadêmicos”;
O Conhecimento das Escrituras, embora tenha que ser embasado na sã Doutrina não se limita aos centros acadêmicos, não queremos, com isto, menosprezar as instituições idôneas que ministram em seus centros o Estudo sistemático da Palavra; mas de outra forma, desejamos atestar que o ensino das Escrituras deve ser extensível ao seio da igreja, como uma ferramenta de preparo cristão para todos aqueles que almejam realizar a obra de Deus e estar inseridos no corpo de Cristo. Por exemplo, o nosso IBE fornece núcleos extensíveis ao campus do seu instituto, ministrados nas diversas igrejas, com o objetivo de formar obreiros para o serviço cristão.
- Visar o preparo de “experts”, “especialistas” em matéria de “religião”;
Embora seja necessária a existência de especialistas, nos diversos ramos da teologia, para um maior aprofundamento no estudo das Escrituras, isto não implica dizer que o fim do estudo teológico se limita a esta esfera. Todas as pessoas que almejam conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor (OS 6:3) estão aptas para o estudo teológico.
- Propiciar de maneira, “totalitária”, o conhecimento de Deus ( 1Co 13:9-12);
Jamais podemos ser pretenciosos em pensar ou admitir que, um dia, a teologia dará conta de conhecer a Deus em sua totalidade. O nosso Deus, pelos Seus próprios atributos, já declara a Sua infinitude em poder e sabedoria. Assim sendo, por mais que busquemos o aprimoramento e o estudo da Palavra de Deus, não iremos atingir a plenitude do saber do Ser Divino. Isso não é desencorajador, pelo contrário, é motivador, pois sabemos que estamos diante de uma fonte inesgotável que jorra para a vida eterna.
II. O CUIDADO COM FALSA MOTIVAÇÃO!
- O CONHECIMENTO TEOLÓGICO VISA NOS APROXIMAR DE DEUS, NÃO É PARA A VANGLÓRIA HUMANA;
- DEUS ESTÁ ACIMA DA TEOLOGIA;
- O CONHECIMENTO TEOLÓGICO NÃO VISA EMBASAR NOSSOS “ACHISMOS”, ALIANDO AS ESCRITURAS A NOSSA COSMOVISÃO,AO CONTRÁRIO, ELE NOS SUBMETE A VONTADE SOBERANA DE DEUS.
- O CONHECIMENTO TEOLÓGICO NÃO VISA PROVEITO PRÓPRIO, MAS É UMA FERRAMENTA PARA EDIFICAR A IGREJA NA PALAVRA E PARA O PREPARO NA FORMAÇAO DE BONS OBREIROS.
>> PARA QUEM SE DESTINA O ESTUDO DA TEOLOGIA?
O estudo da teologia CRISTÃ é para todo aquele que recebeu a JESUS CRISTO COMO SALVADOR
“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Os 6:3)
A TEOLOGIA CRISTÃ É PARA TODO CRENTE QUE DESEJA CONHECER O SEU DEUS!!!!
III. CONCEITUANDO TEOLOGIA
O termo “teologia” deriva de dois vocábulos gregos: Theos, que se traduz por Deus e logia que significa estudo, lógica. Portanto, teologia é “logia” (lógica, logística) fundamentalmente possibilitada e definida pelo Theos. É Deus que se revela ao homem e se faz conhecer através da Sua criação, da Sua Palavra e da História. Assim o estudo da teologia tem seus parâmetros definidos pelo próprio Criador.
Embora tenha sua origem em Deus e em Sua revelação a teologia também é considerada uma ciência, visto que dispõe de metodologia, epistemologia e organizar-se através de conhecimento racional, crítico e sistemático.
Quanto a sua natureza, vemos que o Deus da Bíblia e o que se relaciona com Ele é o objeto de estudo de teologia. Diferentemente das Ciências Exatas e semelhantemente às Ciências Humanas, ela trabalha com conceitos abstratos e eternos para serem compreendidos concretamente no tempo presente.
‘Uma atividade cuja finalidade é esclarecer os temas e as idéias da Bíblia,sem os pressupostos que inevitavelmente dão um certo colorido às interpretações particulares. Em outras palavras, trata-se da tentativa de determinar o que a Bíblia realmente ensina, mesmo que os resultados sejam embaraçosos para o estudioso e sua denominação.”(Champlin, p. 358)
IV. FONTES DA TEOLOGIA
Teologia natural- O universo criado é estudado para determinar certas verdades acerca de Deus e da natureza humana (...) [Cf. Sl 19.1; At 14.15-17; Rm 1.18-21; Rm 2.14-15 – REVELAÇÃO GERAL];
Tradição - Pesquisa-se o que vem sendo adotado e ensinado por indivíduos e organizações que se identificam como cristãos. Assim, o que tem sido crido torna-se norma para o que deve ser crido.
As Escrituras - A Bíblia é tida como o documento definidor ou a constituição da fé cristã. Portanto, ela específica em que se deve crer e o que se deve fazer [Cf. Dt 29.29; II Tm 3.16-17 – REVELAÇÃO ESPECIAL]
Experiência- Considera-se que a experiência religiosa de um cristão hoje provê informações divinas autorizadas.
V. DIVISÕES DA TEOLOGIA
TEOLOGIA EXEGÉTICA: utiliza a técnica da exegese, analisa profundamente a Bíblia, cujos princípios de interpretação são estudados pela hermenêutica bíblica.
TEOLOGIA BÍBLICA: Utiliza e organiza os resultados da teologia exegética e estuda também a evolução e o desenrolar da Revelação progressiva de Deus à humanidade, passando obviamente pelo Antigo Testamento e Novo Testamento.
TEOLOGIA SISTEMÁTICA: Com o encontro e o conhecimento das verdades reveladas na Bíblia, toda essa verdade bíblica é estudada, refletida, debatida, explicada e posteriormente reunida num grande sistema explicativo unificado. Esse trabalho é reservado à teologia sistemática.
TEOLOGIA PASTORAL – Estuda o obreiro como pessoa e como ministro de Cristo.
TEOLOGIA DE MISSÕES – Estuda a história de missões eclesiástica, seus fenômenos cristão e social, os embasamentos bíblicos para plantar igrejas, enviar, manter missionários, além dos fundamentos teológicos e missiológicos que embasam este ramo da teologia.
TEOLOGIA FILOSÓFICA – Embora seja um ramo da teologia que pode trazer ceticismo e falsa compreensão bíblica, quando se exclui a revelação das Escrituras; é uma vertente bastante utilizada, cujo estudo alia os métodos de raciocínio filosófico à teologia.
TEOLOGIA APOLOGÉTICA: As verdades, os princípios e os dogmas explicados e estudados pela teologia sistemática iriam ser depois defendidos pela Apologética perante a sociedade, as heresias, os ateus e as outras religiões.
TEOLOGIA PRÁTICA: Depois do estudo puramente teórico, a teologia prática pretende aplicar as conclusões teológicas ao cotidiano e também estudar o modo como a Igreja comunica a sua fé e as suas verdades, bem como as variadas ações de santificação ou de outra natureza da Igreja no mundo. Neste contexto, a teologia moral tem simultaneamente aspectos sistemáticos e práticos.
TEOLOGIA HISTÓRICA: Finalmente, a evolução da teologia ao longo dos tempos e a História do Cristianismo são estudadas pela teologia histórica, que dá especial destaque à recepção e compreensão das verdades reveladas e à evolução na formulação da doutrina ao longo da História. Esta teologia estuda também, como por exemplo, a Patrística, a Escolástica e outras correntes e movimentos teológicos.
VI. POR QUE ESTUDÁ-LA?
1. Crenças doutrinárias corretas são essenciais no relacionamento entre o cristão e Deus;
2. A doutrina é importante por causa da ligação entre a verdade e a experiência;
3. A compreensão correta da doutrina é importante porque hoje há muitos sistemas de pensamento religiosos e seculares que disputam nossa fé.
4. A teologia favorece o crescimento espiritual saudável, proporcionando ao crente atingir à maturidade cristã;
5. A teologia nos salva dos falsos ensinos e nos mantém equilibrados espiritualmente;
6. A teologia nos aproxima mais da vontade de Deus.
7. A Teologia nos fornece os instrumentos necessários e preparo para o serviço cristão.
VII. COMO ESTUDÁ-LA?
ORANDO – A fim de que Deus nos conceda um espírito de sabedoria e de revelação Dele. (Ef 1:17-18;Sl 119:118)
COM UM CORAÇÃO HUMILDE - Com o desejo de servir melhor a Deus e a igreja do Senhor (1 Co 8:1;Tg 3:13-18; 4:10)
VIII. CONCLUSÃO
Em suma, frente aos diversos falsos ensinos vigentes e a necessidade de crescimento espiritual do crente, faz-se necessário o estudo da teologia cristã embasado na sã doutrina, pautado em uma vida de contrição com Deus e na prática devocional da leitura bíblica aliada a constante oração.
Concluímos o nosso raciocínio no desejo de que, esta breve reflexão, tenha servido de motivação para que possais buscar o conhecimento de Deus através da teologia cristã.
Em Cristo Jesus,
Irmã Angélica.
REFERÊNCIAS
BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. São Paulo: Editora Batista Regular, 1999. BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. São Paulo: Luz Para o Caminho, 1990.
BARBOSA, Paulo André. Curso Bacharel Livre em Teologia. Porto Alegre, IBE, 2008.
CHAMPLIM, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia teologia e filosofia. 6. ed. São Paulo: Hagnos, 2002. Vl.6.
PESQUISA ELETRÔNICA
FONTE disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teologia_crist%C3%A3 Acesso em: 14. fev. 2016.
Comentários
Postar um comentário