A importância da teologia cristã se aplica diretamente por sua necessidade. Vejamos porquê:
Etimologicamente, teologia (do grego θεóς, transl. theos = "divindade" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo"), significa o estudo sobre Deus.
Na visão cristã, a teologia faz uma análise da pessoa, da natureza, dos propósitos e das ações de Deus, cujo campo de ação apresenta-se entre as verdades atemporais a respeito de Deus e sobre todas as coisas
Outro argumento em favor da importância da teologia é que a teologia afirma a existência de Deus, visto que não há sentido em falar-se do conhecimento de Deus, se não se admite que Ele exista.
Há quem argumente que a teologia não é necessária para um bom crescimento ou amadurecimento espiritual do cristão, entretanto vemos vários exemplos na história de tais equívocos, os quais servem para desvalidar tais argumentos.
Assim sendo, é imprescindível que não só entendamos a importância da teologia, como também que adiramos ao estudo dela.
Sabemos também, que dentro do estudo sistemático da teologia encontramos a doutrina cristã. A palavra doutrina significa “ensino ou instrução”. A doutrina cristã é um ramo do conhecimento teológico estudado pela teologia sistemática e bíblica. Ela é também, considerada bíblica, porque a sua base é a Bíblia. Daí advém a sua autoridade. Assim sendo, entendemos que a doutrina contém um conjunto de princípios elementares que embasados nas Escrituras Sagradas orientam a vida do cristão e o seu relacionamento com Deus. Um dos principais objetivos de se estudar as doutrinas bíblicas consistem em nos aproximarmos mais de Deus e de Sua vontade ( Os 6:3) aperfeiçoando-nos moralmente e espiritualmente (2Tm 3:17).
Nos voltando para o Antigo Testamento, vemos a palavra hebraica לֶ֫קַח - "laqach" ; a qual significa corretamente, algo recebido, a instrução (mentalmente) ou seja, quer por parte do professor ou do ouvinte. Também,em um sentido ativo, vemos a palavra "chamariz" que se refera a doutrina, a aprendizagem da fala do justo. Vemos um exemplo do seu uso em Dt 32:2.Também vemos a palavra תּוֹרָה- torah; a qual significa instrução, direção e lei, um exemplo do termo está em Is. 28:9.
No Novo Testamento, observa-se que a palavra doutrina se origina do grego “didache”, significando ensino ou instrução; seu sinônimo comum é "didaskalia". Os dois termos expressam tanto o ato de ensino (sentido ativo) como aquilo quer é ensinado (sentido passivo). “Didache” aparece cerca de trinta vezes no Novo Testamento, já “didaskalia” cerca de dezesseis vezes nas epístolas pastorais; cerca de vinte e duas vezes em todo o Novo Testamento.
Assim, vemos a definição de Antônio Gilberto: “Doutrina bíblica é um ensino normativo, terminante, final, extraído das Sagradas Escrituras e concernente à fé em Deus e à prática da vida cristã. Esse ensino deve ser desdobrado e embasado com a apropriada referenciação bíblica. Ela é chamada de „sã doutrina‟ (Tt. 2 .1 ).
Ademais, a verdadeira doutrina cristã apresenta algumas características primordiais dentre as quais podemos enumerar:
- Gera bons ministros na fé e na boa doutrina -1Tm 4:6” Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.”
- Vem de Deus – Jo 7:16 Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
- Pode ser provada como verdadeira- Jo 7:17Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo;
- Deve ser perseverada – At 2:42 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.”
- Deve ser obedecida de coração –Rm 6:17 “Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues”.
- Tem de ser cuidada para que se possa galgar a salvação – I Tm 4:16 “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
- Orienta o cristão de como deve viver a sua fé –IITm 3:10 “Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,”
- Convence aos contradizentes- Tt 1:9 “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”.
- Deve ter incorrupção, seriedade e sinceridade-Tt 2:7“ Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade.”
- Leva o crente à perfeição em Cristo – Hb 6:1 “Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,”
Irmã Angélica Alves
Referências:
CPAD, Lições Bíblicas-4º Trimestre 2006 _lições 10 e13.
BERKHOF, Louis. Teologia Sitemática-Campinas São Paulo. Ed. Luz para o Caminho.
BARBOSA, Paulo André. Teologia Dogmática.Porto Alegre, IBE.
Comentários
Postar um comentário