Pular para o conteúdo principal

A doutrina bíblica como um ramo da teologia cristã e a sua importância




A importância da teologia cristã se aplica diretamente por sua necessidade. Vejamos porquê:

Etimologicamente, teologia (do grego θεóς, transl. theos = "divindade" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo"), significa o estudo sobre Deus.

Na visão cristã, a teologia faz uma análise da pessoa, da natureza, dos propósitos e das ações de Deus, cujo campo de ação apresenta-se entre as verdades atemporais a respeito de Deus e sobre todas as coisas

Outro argumento em favor da importância da teologia é que a teologia afirma a existência de Deus, visto que não há sentido em falar-se do conhecimento de Deus, se não se admite que Ele exista.

Há quem argumente que a teologia não é necessária para um bom crescimento ou amadurecimento espiritual do cristão, entretanto vemos vários exemplos na história de tais equívocos, os quais servem para desvalidar tais argumentos.

Assim sendo, é imprescindível que não só entendamos a importância da teologia, como também que adiramos ao estudo dela.

Sabemos também, que dentro do estudo sistemático da teologia encontramos a doutrina cristã. A palavra doutrina significa “ensino ou instrução”. A doutrina cristã é um ramo do conhecimento teológico estudado pela teologia sistemática e bíblica. Ela é também, considerada bíblica, porque a sua base é a Bíblia. Daí advém a sua autoridade. Assim sendo, entendemos que a doutrina contém um conjunto de princípios elementares que embasados nas Escrituras Sagradas orientam a vida do cristão e o seu relacionamento com Deus. Um dos principais objetivos de se estudar as doutrinas bíblicas consistem em nos aproximarmos mais de Deus e de Sua vontade ( Os 6:3) aperfeiçoando-nos moralmente e espiritualmente (2Tm 3:17).

Nos voltando para o Antigo Testamento, vemos a palavra hebraica לֶ֫קַח - "laqach" ; a qual significa corretamente, algo recebido, a instrução (mentalmente) ou seja, quer por parte do professor ou do ouvinte. Também,em um sentido ativo, vemos a palavra "chamariz" que se refera a doutrina, a aprendizagem da fala do justo. Vemos um exemplo do seu uso em Dt 32:2.Também vemos a palavra תּוֹרָה- torah; a qual significa instrução, direção e lei, um exemplo do termo está em Is. 28:9.

No Novo Testamento, observa-se que a palavra doutrina se origina do grego “didache”, significando ensino ou instrução; seu sinônimo comum é "didaskalia". Os dois termos expressam tanto o ato de ensino (sentido ativo) como aquilo quer é ensinado (sentido passivo). “Didache” aparece cerca de trinta vezes no Novo Testamento, já “didaskalia” cerca de dezesseis vezes nas epístolas pastorais; cerca de vinte e duas vezes em todo o Novo Testamento.

Assim, vemos a definição de Antônio Gilberto: “Doutrina bíblica é um ensino normativo, terminante, final, extraído das Sagradas Escrituras e concernente à fé em Deus e à prática da vida cristã. Esse ensino deve ser desdobrado e embasado com a apropriada referenciação bíblica. Ela é chamada de „sã doutrina‟ (Tt. 2 .1 ).

Ademais, a verdadeira doutrina cristã apresenta algumas características primordiais dentre as quais podemos enumerar:

  1. Gera bons ministros na fé e na boa doutrina -1Tm 4:6” Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.”
  2.  Vem de Deus – Jo 7:16 Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
  3.  Pode ser provada como verdadeira- Jo 7:17Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo;
  4. Deve ser perseverada – At 2:42 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.”
  5. Deve ser obedecida de coração –Rm 6:17 “Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues”.
  6.  Tem de ser cuidada para que se possa galgar a salvação – I Tm 4:16 “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
  7.  Orienta o cristão de como deve viver a sua fé –IITm 3:10 “Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,”
  8. Convence aos contradizentes- Tt 1:9 “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”.
  9. Deve ter incorrupção, seriedade e sinceridade-Tt 2:7“ Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade.”
  10. Leva o crente à perfeição em Cristo – Hb 6:1 “Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,”
Em síntese podemos compreender que a doutrina é uma exposição das verdades centrais ou fundamentais de nossa fé, a qual é estudada de forma sistemática pela teologia cristã e por ela agrupada. Na vida prática do cristão o cumprimento da doutrina proporciona o vinculo salvífico entre o cristão e Deus (1 Tm 4:16), santificando o crente (Jo 17;14-17) e tornando-o sábio (2Tm3:15). Por fim, a doutrina aparece na Bíblia em ambos os Testamentos e é o aio que nos conduz a andar de acordo com a vontade de Deus.

Em Cristo Jesus,

Irmã Angélica Alves

Referências:

CPAD, Lições Bíblicas-4º Trimestre 2006 _lições 10 e13.
BERKHOF, Louis. Teologia Sitemática-Campinas São Paulo. Ed. Luz para o Caminho.
BARBOSA, Paulo André. Teologia Dogmática.Porto Alegre, IBE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÚCLEOS DE ENCONTROS BÍBLICOS

Amados irmãos em Cristo, nós estamos disponibilizando um material simples, que não é ideia nossa, mas que é um método evangelístico maravilhoso para ganhar novos crentes para Cristo, bem firmados na Palavra do nosso Criador, o qual é o Núcleo de Encontros Bíblicos. São encontros semanais, ou quinzenais realizados em lares, escolas, repartições, onde houver uma oportunidade de se estudar às Sagradas Letras. Nossa experiência com o núcleo de encontros bíblicos adveio dos anos 90, onde na época éramos membro da Igreja Batista da Convenção Nacional. Conhecemos esse material e percebemos que é um método de evangelização que proporciona que vidas nasçam para Cristo firmadas na Palavra de D’Eus. Não obstante, esse, ser um método evangelístico criado nos anos 80, pela Igreja Batista, nas pessoas dos pastores Carlos Cesar Peff Novaes, Pr. Billy Wesley Larrubia Rios e o pr. Odilon Santos Pereira, em uma campanha de evangelismo da Junta de Missões Nacionais, não impede de ser utilizado e...

A urgente Missão da Igreja do Século XXI

“A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da plantação que mande obreiros para fazerem a colheita.” Lc 10:2 Nesses dias de extrema disseminação do pecado, na real sociedade pós-moderna, vemos a multiplicação da iniquidade. O pecado original, nunca esteve tão presente de forma profunda quanto nos dias hodiernos. Isso é um retrato do que descreve o apóstolo Paulo em Romanos 1. Observamos que as pessoas dessa geração têm suas mentes cauterizadas pela prática do pecado (1 Tm 4:1,2). Isso implica dizer que a consciência como santuário de Deus, foi atingida pela cultura do niilismo¹, narcisismo, hedonismo, secularismo, mundanismo, materialismo, humanismo, dentre outras. Essa sociedade tem sido influenciada, de forma contundente, por essas filosofias e embasado nelas, têm-se criado ideologias que adentraram até mesmo, às nossas igrejas, de forma que, vemos se multiplicar a pregação de um falso evangelho, tanto que a Palavra de Deus nos admoesta a desejarmos o...